Projeto em andamento – Apoio Mahle

Essas oficinas visam também a capacitação e a ampliação de possibilidades, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade, que gerem conhecimento, autonomia e visibilidade. As oficinas no período da tarde, ampliam a socialização, a inclusão de novos participantes, com e sem deficiências, além de proporcionar a ampliação externa desses saberes, em comunidades vulneráveis socioeconomicamente. Com o aumento do contingente de aprendizes, e de pessoas da comunidade, poderemos transformar o IC, também em um Instituto escola, onde diferentes práticas, do cultivo de horta orgânica ao beneficiamento de lã orgânica, poderão gerar conhecimento e produtos certificados, ampliando a produção, e o alcance e consumo de alimentos e produtos de alta qualidade.

Horta Urbana Biodinâmica como instrumento de inclusão social de pessoas com deficiência e de transformação de espaços socioambientais

O IC vem produzindo alimentos há mais de 5 anos em sua horta, e com esta experiência de cultivo, de produção e capacitação de pessoas com deficiência, adquiridas por meio do trabalho contínuo, idealizado e praticado no “Projeto Ação Compassos”, atualmente, estamos expandindo para o período da tarde, atividades de oficinas de agroecologia, música e terapia artística e beneficiamento de lã orgânica (parceria UFSC). Essa expansão das atividades busca a parceria de Associações que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, como a Associação Laura Santos. As oficinas são oferecidas para comunidade e tem a participação de pessoas com deficiência, que já estão capacitados (nossos colaboradores), sendo mais uma forma de ampliar e estreitar o convívio social e valorizar as habilidades já adquiridas.