O Coletivo Ovelhas Azuis é um projeto do Instituto Compassos, em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele nasceu com o objetivo de unir práticas sustentáveis de tecelagem artesanal com a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente mulheres e pessoas com deficiência.
A lã utilizada nas criações do Coletivo é proveniente de ovelhas que vivem livremente na Fazenda Ressacada da UFSC. A tosquia é realizada com todo cuidado para garantir o bem-estar dos animais, respeitando as boas práticas agroecológicas. Além disso, o Núcleo é certificado pela ABDSul como orgânico e biodinâmico, assegurando que todas as etapas de produção respeitem o equilíbrio da natureza.
Utilizando técnicas tradicionais, como a feltragem molhada e o ecoprint, o Coletivo Ovelhas Azuis cria peças únicas, cheias de significado. Cada produto é o resultado de um processo artesanal que não apenas valoriza o conhecimento ancestral, mas também oferece oportunidades de capacitação e geração de renda para mulheres e pessoas com deficiência, proporcionando autonomia e inclusão social.
Além disso, as costuras de nossos produtos são realizadas em parceria com as Costureiras do Frei, composto por mulheres costureiras da região, fortalecendo ainda mais a inclusão social e o empoderamento feminino. Todos os produtos são resultado do trabalho de capacitação de pessoas com deficiência, unindo inclusão social com práticas sustentáveis.
Confira abaixo alguns de nossos itens: